domingo, 2 de abril de 2017

Anos 80

Os anos 80, foi considerado como um dos melhores, somente quem vivenciou para dizer que momento espetacular, divertido e engraçado. A década de 1980, embora chamada de "década perdida" pelos economistas latino-americanos, inclusive pelos brasileiros , por causa da estagnação econômica e da inflação descontrolada, não foi, de forma alguma, um período de retrocesso em outros campos. Pode não ter tido o charme dos anos 1950, com a bossa nova, que fez a cabeça do Primeiro Mundo, ou a intensidade dos anos 1960, com a música e o teatro de protesto e com o irreverente movimento tropicalista. Musicalmente, é a década da consolidação de diversos cantores e bandas nacionais: RPM, Ultraje a Rigor, Titãs, Legião Urbana, 14 Bis, Barão Vermelho, Kid Abelha, Ira, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Blitz, Lulu Santos, Luiz Caldas, entre outros. Nas bandas internacionais: Tivemos Os Pet Shop Boys, U2, Duran Duran, A-ha, entre vários outros. Surgiu os Menudos, uma febre nos anos 80. Quem não amava aqueles meninos? Roy, Ricky Meléndez, Robi, Charlie, Ray e Ricky Martin, esse último entrou na banda para substituir o outro Ricky( 1984 à 1989). 

 Na TV faziam sucesso o seriado mexicano Chaves, o humorístico TV Pirata e o infantil Balão Mágico. As crianças e os adolescentes brincavam com o videogame Atari e o jogo Genius.O programa Os Trapalhões, foi um marco para a Tv brasileira. Em 1986, estreou na TV Globo o Xou da Xuxa, considerado um marco revolucionário na história da televisão brasileira, pois Dividido em diversos blocos, com desenhos, musicais, apresentações de dança e teatro, brincadeiras, jogos e premiações; Quem nunca quiz entrar na nave Cor de rosa?  Também distribuía muitos presentes e recebia centenas de cartas, diariamente. O último Xou da Xuxa foi ao ar em 31 de dezembro de 1992 e, no total, foram exibidos 2 mil programas.


Aconteceu também o Rock in Rio (1985). É inaugurado o Sambódromo da cidade do Rio de Janeiro, em 1984. Consolidavam-se o estilo musical da MPB, ou Música Popular Brasileira (surgido na segunda metade da década de 1960), e as bandas de música pop e de rock and roll. A MPB consagrou a posição de destaque das vozes femininas na música brasileira; entre os fenômenos individuais destacam-se: Simone, que foi a maior vendedora de discos de toda a década , Marina Lima, Elba Ramalho, Maria Bethânia, Zizi Possi, Fafá de Belém, Elis Regina, Gal Costa, Rita Lee , Joanna, Rosanah e Katia. Alguns dos principais destaques masculinos foram os compositores-cantores Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Tom Jobim, Guilherme Arantes, Biafra, Flávio Venturini, Ivan Lins e Gilberto Gil.

As novelas na minha opinião, as melhores de todos os tempos: A gata comeu, Top model, Roque Santeiro, Tieta, são algumas que surpreenderam o público.


 Os comerciais, tinham emoção. Quem não se lembra da menina saindo de dentro de uma panela? Ou da bonequinha Inhaque, de um comercial de margarina? Lápis de cores, fazendo contornos, que encantava.  Os comerciais tinham a chamada  músicas chicletes, pois as musiquinhas ninguém esquecia.
Os brinquedos tinham mais cores, eu sonhava com a bonequinha que soprava bolinha de sabão.
O Fantástico, era fantástico com a atriz e modelo Isadora Ribeiro saindo debaixo da água, na abertura e a zebrinha que mostrava o resultado de jogos da loteria.


Olhando um pouco a história dos anos 80 fica difícil discordar que pelo menos foi uma época muito alegre e carismática, com muitas baladas, músicas, filmes, jogos, brinquedos, cabelos e roupas extravagantes. Os ecos dos anos 80 são ouvidos até hoje na nossa cultura e na nostalgia de muitos que a viveram!

4 comentários: