Em algum momento, sofremos uma explosão de ódio, nos deixamos levar pela impulsividade, pela tristeza, pelo medo, sentimos ciúmes intensos, sentimos um vazio, insatisfação e instabilidade emocional. Somos humanos, e esses sentimentos são comuns, porém, quando esses comportamentos extremos passam a ser frequentes, fortes e persistentes, podemos estar diante de um quadro chamado de Transtorno de Personalidade Borderline (TPB).
A personalidade é um conjunto de padrões de pensamentos, sentimentos e comportamentos que uma pessoa apresenta ao longo de sua existência.
A personalidade Borderline:
. São pessoas tão intensas que a vida com eles pode ser tudo, menos tranquila. Há um excesso em tudo que dizem e fazem, tudo no estilo exagerado de sentir, pensar e agir.
. No quesito emoções fortes, eles são imbatíveis.
. Os Borderlines apresentam diversos transtornos mentais, apresentam determinados sintomas de dificuldades psiquiátricos.
. Apresentam muitas vezes, quadros depressivos e eufóricos de duração variável.
. As pessoas Borderline necessitam de uma aceitação ou aprovação, para estarem bem com sigo mesmo.
. São bipolares do humor, podem apresentar depressão simplesmente por serem contrariados.
. Estão sempre a mil por hora, vivem no limite do estresse, e demonstram impaciência e irritabilidade.
. Tal excessos de sentimentos acabam por sua vez tendo ataques descontrolados, podem agredir o outro, cometer atos de automutilação ou fazer ameaças de suicídio.
. O desespero afetivo e o medo da rejeição, fazem parte dessa personalidade.
. Os Borderlines apresentam hiperatividade emocional, ou seja, é muito sentimento e emoção sempre, eles não ficam ansioso ou angustiados, eles já são assim normalmente.
. Outro fator que não posso deixar de citar é dizer a respeito do estresses pós-traumático, desconexão de estado ou certo grau de anestesiamento da realidade.
Estimasse que 2% da população mundial tenham essa forma de ser, pensar e agir. Por isso você pode ter convivido com uma pessoa Borderline.
Exemplos de pessoas Borderline: Ex namorada(o) que não aceita o fim do namoro, e inferniza o ex, podendo até ficar horas e horas na sua porta, buzinando, gritando e até quebrando o carro ou o portão de garagem;
Marido ou esposa, que tem muito ciúmes da roupa que seu par usa, que usou ou que deixou de usar; queixas do passado do parceiro(a).
Amigas(o), que não aceita que o amigo(a) tenha novos amigos.
Filhos ciumentos e possessivos. Mães dolorosamente imprevisível.
Diante disso, fica claro que uma pessoa com o funcionamento Borderline vive em um verdadeiro redemoinho de emoções e sentimentos descontrolados. É impossível imaginar que existe um tratamento eficaz, que dê conta de tanta complexidade.
O primeiro passo é acreditar na possibilidade das transformações. A procura por um psicologo ou terapeuta é um grande passo.
Borderline( Palavra inglesa).
Estudo do livro: Corações Descontrolodos
Nenhum comentário:
Postar um comentário