quinta-feira, 16 de março de 2017

Quaresma

Quaresma


 Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: A Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no domingo e praticada desde o século IV.
 A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, anterior ao Domingo de Páscoa. Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.


 Quarta-feira de Cinzas e Páscoa


 Durante a Quaresma a Igreja veste seus ministros com vestimentas de cor roxa, que simboliza tristeza e dor.  A quarta feira de cinzas é um dia usado para lembrar o fim da própria mortalidade. É costume serem realizadas missas onde os fiéis são marcados na testa com cinzas. Essa marca normalmente permanece na testa até o pôr do sol. Esse simbolismo faz parte da tradição demonstrada na Bíblia, onde vários personagens jogavam cinzas nas suas cabeças como prova de arrependimento.
 Na Bíblia, o número quarenta é bastante frequente, para representar períodos de 40 dias ou quarenta anos, que antecedem ou marcaram fatos importantes: 40 dias de dilúvio, quarenta dias de Moisés no Monte Sinai, 40 dias de Jesus no deserto antes de começar o seu ministério, 40 anos de peregrinação do povo de Israel no deserto.
 Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias e foi assim que surgiu a Quaresma.
 A cerimônia das cinzas eleva o pensamento à Realidade Eterna, Deus; Princípio e Fim, Alfa e Ômega de toda existência. A conversão não é, com efeito, nada mais que um voltar a Deus, valorizando as realidades terrenas sob a luz indefectível de sua verdade. Valorização esta que implica uma consciência cada vez mais clara do fato de que estamos de passagem neste fadigoso itinerário sobre a Terra, e que nos impulsiona e estimula a trabalhar até o final, a fim de que o Reino de Deus se instaure dentro de nós e triunfe em sua justiça.

  Sinônimo de "conversão", é também a palavra "penitência", como mudança de mentalidade; penitência como expressão de livre e positivo esforço no seguimento de Cristo.



 O Tempo Quaresmal é, então, principalmente o tempo de preparação para a Páscoa. – Um período privilegiado que leva o cristão a penetrar fundo no sentido de sua condição de filho de Deus, destinado a uma eternidade repleta de felicidade na Casa do Pai, pois foi resgatado pelo Sangue de Cristo.Viver a quaresma também é buscar a oração em família e a leitura diária da Bíblia, ainda que de pequenos trechos. É fazer uma tranquila caminhada num parque, contemplando as maravilhas que Deus espalhou por toda parte, percebendo a beleza das árvores, o perfume das flores, o cântico dos pássaros, o que nos possibilita experimentar um notável bem-estar psicossomático: Viver a Quaresma é estar atento às inspirações do Espírito Santo, que vem a cada um “com gemidos inexplicáveis.” O jejum é prescrito para a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira da Paixão, no espírito de penitência próprio da Quaresma: fome e sede do Deus Vivo. Ainda mais interessante é jejuar dos programas de TV que promovem a prostituição, o adultério. Muitos, depois, nem regressam mais às famigeradas novelas e reality shows que promovem a vulgarização da mulher, o sentimento de rivalidade entre os semelhantes, a falsidade, a mesquinharia, a egolatria. Jejum do medo, da ansiedade e do pânico característicos da falta de confiança no Ser Supremo, nosso Pai do Céu, que é maior do que tudo. Jejum da violência, seja nas palavras, nos gestos e atitudes, no cultivo da paciência e da mansidão, frutos do Amor divino.
 Quaresma é tempo de partilhar a fé.

quarta-feira, 8 de março de 2017

Dia Internacional da mulher

Gostaria nesse dia de nos parabenizar, pois oque seria do mundo sem as mulheres? Alguns homens até tentam, mas sempre tem algo feito só por elas.
Já ouviu a frase que por trás de um grande homem, sempre tem uma grande mulher?
Essas mulheres são as mães, avós, tias, irmãs, namoradas, amigas, esposas, filhas,etc...
Não acho que mulheres são frágeis, somos fortes o bastante para batalharmos pelo que queremos, vários cargos de trabalho já foram conquistados por elas. Já tem muitas motoristas e cobradoras de ônibus, pedreiras e muito mais.
Cada uma com seu carisma e perspectivas diferenciadas.
As personalidades podem variar, mas a sociedade nos cobra o profissionalismo, estética e ainda cuidadoras do lar.
Como dizia Vinícius de Moraes: - Que me desculpe as feias,mas beleza é fundamental.
Mas não existe mulheres feias, existe mulheres humanas com seus defeitos e qualidades como qualquer ser humano.
Gostaria de brindar e lembrar aos homens que as têm , que às admirem, beije-as, abracem, façam amor...
E lembrar aos que feriram, magoaram, abandonaram, que esses seres são perdedores, não souberam valorizar a grande mulher que tinham, com certeza alguns olham para trás e lamentam suas perdas. Mulheres nasceram para ser amadas e não maltratadas.
Tem aquela que são pai e mãe do lar, que seguram a barra sozinhas de criação dos filhos, e que não deixa a desejar nada para qualquer homem.
Que os corações de todos os homens se encham de gratidão e sempre agradeçam as que o acompanham.
Nesse dia tão especial, gostaria de desejar a todas mulheres, não somente as grandes que vemos na tv, e sim as do meu convívio pessoal, mulheres essas que admiro do fundo do meu coração:
Primeiramente a minha mãe e a minha irmã Vânia, que não encontra-se mais no mundo físico, mas que as amo de mais.
Quero dizer a todas vocês, parabéns e continuaremos na luta para o nosso reconhecimento pessoal, profissional e social. Somos mulheres e merecemos respeito e amor.
Agradecimentos pessoais: Minhas irmãs, sobrinhas, cunhadas, primas, tias e patroas.
Amigas de diferentes datas: Lucimar Bicalho, Karem carolina, Telma Marisguia, Keyla Alves, Rosa Carvalho, Madalena Souza, Marly Silva, Maria Helena, Silvia Eliseth, Lucia Alves, Aparecida(avó do Victor).
A radialista Claúdia Gandra que trás todos os dias palavras de crescimento pessoal para meus dias.
Todas amigas que não citei nomes, pois são varias, mas todas sintam-se abraçadas por mim.
E não poderia de deixar de falar, Maria Lucia Boura e Terezinha Maria de Jesus, Terezinha, Cleyde e Juliana Beleza, Ailana Vilela e Luciana Hermeto.
Gostaria de que todos, tanto homens como mulheres agradeçam sempre esse privilegio que vivenciamos que se chama vida, e que possamos fazer a vida ser mais bela e com mais respeito e dignidades.

sábado, 4 de março de 2017

Tinta de Canetas


Não tem nada mais aterrorizante do que dar de cara com o seus filhos rabiscando, a parede, ou encontrar aquela boneca que antes era tão linda, agora parecendo um personagem de filme de terror. Canetinhas e canetas, hidrocor ou esferográficas, são super divertidas nas mãos dos pequenos quando estão NO PAPEL! Fora dele, são praticamente ARMAS para as mães. Certamente essas manchas já fizeram parte da vida de todas nós, seja no carpete ou nas roupas das crianças. Por isso,  hoje, eu trouxe várias dicas para tirar as manchas de caneta e canetinha dos tecidos, bonecas e paredes, que são os principais alvos!  

Canetinha Hidrocor

Dica A: Leite quente

É só esquentar um pouco de leite e aplicar sobre a mancha, esfregando cuidadosamente. Depois, lave a região manchada com sabão de coco.

Dica B: Demaquilante Bifásico

A maioria das mamães tem em casa um demaquilante bifásico, e essa dica é bem útil! Aplique o produto sobre a mancha e use uma escovinha para esfregar as fibras do tecido. Espere o demaquilante agir por 10 minutos. Depois, lave com sabão de coco.

Canetas Esferográficas

Dica: Álcool Isopropílico

Coloque um pouco de papel higiênico esticado em uma superfície e coloque a peça de roupa em cima. Derrame o álcool em um pedaço de pano ou algodão e pressione-o contra a mancha e o papel, trocando-o à medida que ele for absorvendo a tinta. Repita até que a o máximo de tinta seja absorvido. Depois, é só lavar normalmente. 

Bonecas

Dica A: Peridóxido de Benzoíla a 10%

 Não é tão difícil assim de encontrar! Vá a uma farmácia de manipulação e encomende. É super comum por ser um creme para espinhas. Com ele em mãos, aplique apenas na mancha (cuidado com a pintura dos olhos e boca das bonecas, porque ele remove também), e deixe exposto ao sol.

Dica B: Acnase

Para quem tem Acnase em casa, ele funciona do mesmo jeito que o Peridóxido de Benzoíla a 10%. É só aplicar e deixar no sol. Não se esqueçam de limpar depois!

 Paredes 


Dica A: Álcool

Com um pano branco e álcool, friccione a mancha com força, mas cuidado para não estragar a pintura, pois pode ocorrer desbotamento (nas paredes com tinta lavável esse problema não existe).

Dica B: Sabonete

O sabonete pode ser usado também se a Dica A não funcionar completamente, logo após o álcool. Com um sabonete BRANCO, um pano branco, água fria e uma esponja, faça movimentos circulares sobre a mancha até removê-la. Cuidado com o desbotamento da parede.

Dica C: Saponáceo Cremoso + Esponja de Aço

Com o saponáceo e a esponja de aço, friccione levemente para remover a mancha. Retire o excesso depois.

Espero ter ajudado com algumas das dicas. Até a próxima.

quarta-feira, 1 de março de 2017

mastectomia

  A mastectomia é uma cirurgia de retirada total ou parcial da mama, associada ou não à retirada dos gânglios linfáticos da axila (esvaziamento axilar). O pós operatório requer alguns cuidados, principalmente com braço do mesmo lado da mama operada. 

Importante


• O local operado e a outra mama devem ser examinados mensalmente. Alterações na temperatura ou na coloração da pele e o aparecimento de caroços devem ser comunicados ao médico imediatamente. 
• É muito importante o exercício das atividades diárias e de lazer. 
• Em caso de machucado no braço do lado da mama operada, o paciente deve fazer curativos todos os dias e manter a ferida coberta até a completa cicatrização. Se o machucado persistir, procure o seu médico. 
• Após a cicatrização completa da ferida operatória, a pele deve ser hidratada com cremes. Próteses externas só devem ser usadas quando a região estiver totalmente cicatrizada e sob orientação médica).

Recomendações sobre Esvaziamento Axilar 


• Os vasos linfáticos ajudam a proteger o organismo de infecções e corpos estranhos. Pacientes submetidos ao esvaziamento axilar não têm o sistema linfático do lado operado tão eficiente, e por isso devem ter alguns cuidados especiais.
• Queimaduras, arranhões e cortes se tornam mais perigosos nesta região, por isso devem ser evitadas injeções, vacinas e retirada de sangue. A pressão deve ser constantemente verificada.

Evite no braço do lado operado 

• Cortar cutícula com alicate e roer unha 
• Costurar sem dedal 
• Picadas de insetos e mordidas de animais 
• Contato direto com substâncias irritantes, como cloro ou solventes 
• Carregar bolsas ou pacotes pesados e usar roupas ou objetos que apertem a região 
• Evitar o sol das 10h às 15h e usar sempre filtro solar 

Use no braço do lado operado 


• Removedor líquido para cutícula
• Luvas grossas quando estiver trabalhando no jardim, usando esponjas de aço ou lidando com o forno
• Loção depilatória ou tesoura para remover os pelos das axilas
• Desodorante tipo bastão e sem álcool, são os mais adequados 

Procure o médico 


• Em caso de febre ou dor forte no local operado e que não melhore com o uso de medicamentos
• Vermelhidão e inchaço no local da cirurgia ou no braço do local operado 


O Dreno

 O dreno de sucção é um material feito para retirar a secreção produzida após a cirurgia.
• Mantenha o dreno sempre preso à roupa
• Use roupas mais largas para acomodar bem o dreno
• Esvazie o coletor duas vezes ao dia (pela manhã e à tarde). Não se esqueça de anotar 
a quantidade de secreção que saiu

Para esvaziar o dreno


• Lave bem as mãos com água e sabão;
• Pince o tubo;
• Esvazie a bolsa sanfonada dentro de um frasco graduado, como uma mamadeira, copo ou
 jarra;
• Aperte e tampe a bolsa sanfonada e solte o pinçador do tubo;
• Verifique e anote a quantidade de secreção;
• Jogue fora a secreção no vaso sanitário;
• Lave as mãos.


Curativos


• Devem ser trocados todos os dias 
• Proteja-os com um plástico no banho para que não fiquem molhados e faça a troca a 
seguir

Para trocar os curativos 
• Lave as mãos com água e sabão;
• Ferva água filtrada e deixe esfriar em um recipiente com tampa;
• Descubra seu curativo e lave as mãos novamente;
• Jogue um pouco de água fervida na gaze esterilizada e limpe a ferida suavemente;
• Cubra a ferida com gaze esterilizada e prenda-a com esparadrapo ou fita adesiva;
• Lave as mãos mais uma vez

Cuidados com a drenagem


Comunique a equipe da sala de curativo se:
1 - A cor da secreção se tornar vermelha brilhante, com aumento da quantidade da 
drenagem.
2 - O dreno sair acidentalmente.
3 - Se durante 24 horas não houver nenhuma secreção na bolsa sanfonada.
4 - A bolsa sanfonada estiver ficando cheia de ar (ou seja, ela se enche de ar 
sozinha, mesmo após fechada), o que pode significar vazamentos por orifícios.

Essas são orientações gerais,conte sempre com a equipe médica e enfermagem no serviço 
que  foi atendida.